Cheias na Região Sul 2023 (Ciclone Extratropical - Ações de Monitoramento)

Cheias na Região Sul 2023 (Ciclone Extratropical - Ações de Monitoramento)

Um grande volume de chuvas tem sido observado em todo o estado do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o que ocasionou subidas intensas nos níveis de diversos rios. O atingimento de níveis dos rios superiores às Cotas de Alerta em municípios das bacias dos rios Caí, Taquari e Uruguai fez com que o Serviço Geológico do Brasil - SGB, por meio da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial - DHT, no dia 03 de setembro de 2023 desse início à Operação de Alerta dos Sistemas de Alerta Hidrológico que atendem a região: SAH Caí, SAH Taquari e SAH Uruguai.

SACE: A Plataforma do Sistema de Alerta Hidrológico

Clique nos links e confira, em tempo real, os boletins de monitoramento e alerta, contendo previsões de níveis dos rios, dados de chuva e níveis dos principais rios das bacias monitoradas.


Estudos de manchas de inundação

O Serviço Geológico do Brasil tem desenvolvido estudos de Manchas de Inundação para os municípios beneficiados pelos Sistemas de Alerta de Cheias. Estes estudos consistem na determinação das áreas inundáveis para diferentes níveis, baseados em registros de cheias ocorridas e modelagem hidráulica.


Sala de Crise da Região Sul

O Serviço Geológico do Brasil é uma das instituições que integram a Sala de Crise, que foi criada em 2013 pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - ANA com a proposta de compartilhar informações para auxiliar os municípios nas tomadas de decisões e para promover a discussão de medidas de mitigação entre as cidades atingidas em estados durante eventos extremos. No caso da Sala de Crise da Região Sul, em operação no ano de 2023, o primeiro encontro extraordinário foi realizado no mês setembro.



Produtos de Prevenção de Desastres Disponíveis no RS

Você sabia que o SGB produz mapas que auxiliam na prevenção de problemas relacionados aos desastres naturais de origem geológica? Veja abaixo os produtos disponíveis para o Rio Grande do Sul e saiba como o SGB pode auxiliar na proteção de vidas e na preservação do patrimônio público e privado.

❭ Setorização de Riscos

Possibilidade de ocorrência de um acidente x consequências - perdas de vidas e/ou bens materiais.


❭ Diagnóstico da População em Áreas de Risco Geológico

Panorama socioeconômico da população residente em áreas de risco geológico.

Rio Grande do Sul


Santa Catarina


Paraná



❭ Carta de Perigo

Possibilidade de ocorrência de um evento, com a indicação da trajetória e do raio de alcance dos materiais mobilizados.

Rio Grande do Sul


Santa Catarina



❭ Carta de Suscetibilidade

Propensão à ocorrência de um evento.


  • Imprimir