Apresentação

Os projetos de geologia do Serviço Geológico do Brasil - CPRM, desenvolvidos pelo Departamento de Geologia - DEGEO, têm como objetivo principal cartografar geologicamente o território brasileiro, além de prover dados e informações acerca dos tipos rochosos existentes e da respectiva evolução geológica e estrutural, tanto na área continental, quanto na oceânica.

Com aplicação direta nas mais diversas áreas do conhecimento – como exploração mineral, estudos ambientais e hidrogeológicos, agricultura, análises de risco geológico etc. –, os projetos de geologia são amplamente apoiados por imagens aerogeofísicas e de sensores remotos.
O DEGEO é composto por cinco unidades técnicas, conforme a seguir:
  • Divisão de Geologia Básica – DIGEOB
  • Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica – DISEGE
  • Divisão de Estratigrafia, Paleontologia e Sedimentologia – DIPALE
  • Divisão de Geodinâmica – DIGEOD
  • Divisão de Geologia Marinha – DIGEOM

Geobank
Os produtos do DEGEO são disponibilizados no Geobank para livre consulta, com exceção dos dados geofísicos, que são comercializados pela respectiva divisão.

O Geobank é um sistema de informações geológicas que envolve um banco de dados, cujos produtos disponibilizados são, em sua maioria, provenientes do Departamento de Geologia. Foi criado pela CPRM objetivando o cumprimento de sua missão institucional. Concebido inicialmente para dar suporte ao Projeto GIS do Brasil, o banco foi projetado e desenvolvido em plataforma Oracle®, com dados do tipo misto objeto-relacional de forma a poder atender, em sua concepção, às pesquisas espaciais de maneira dinâmica. Acesse: GEOBANK.GIS.

A operacionalidade aliada ao conjunto de possibilidades tecnológicas fazem do Geobank um poderoso instrumento de ação governamental e ao mesmo tempo um ilimitado depositário de informações geocientíficas.



Contato e Informações:
Marco Túlio Naves de Carvalho
Chefe interino do Departamento de Geologia - DEGEO
E-mail: marco.naves@cprm.gov.br

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.