Geologia Básica

A pesquisa geológica básica é fundamental para o avanço científico das geociências, assim como para o próprio desenvolvimento econômico de qualquer nação.

Os levantamentos geológicos básicos visam à produção de conhecimento sobre o território brasileiro, sendo considerados a raiz da indústria mineral. Uma geologia básica eficiente aumenta as chances de novas descobertas minerais, bem como permite a expansão daquelas já conhecidas, além de prover conhecimento para uma melhor gestão do território nacional e dos recursos existentes.

Os produtos da Divisão de Geologia Básica - DIGEOB são principalmente mapas geológicos e respectivos relatórios.

Programa Geologia do Brasil - PGB

A geologia e demais atividades afins do Serviço Geológico do Brasil - CPRM são desenvolvidas no contexto do Programa Geologia do Brasil, compreendendo, fundamentalmente, atividades de levantamento de dados geológicos, pesquisa e estudos técnico-científicos executados nas seguintes áreas: geologia básica, geofísica, geoquímica, paleontologia, geologia marinha, sensoriamento remoto e geocronologia.

A descontinuidade dos programas de levantamentos geológicos básicos do território nacional tem comprometido a atração de investimentos para a descoberta de novos depósitos minerais, bem como a geração de informações básicas para o planejamento territorial. Nesse sentido, a retomada dos levantamentos geológicos básicos, reafirmando o papel do Estado como gerador do conhecimento geológico, é fundamental para reavivar o ciclo de geração de jazidas, incrementar o setor de serviços em geologia, geofísica, geoprocessamento e laboratórios; favorecendo, em decorrência, a capacitação de recursos humanos.

O programa, incluso no Plano Plurianual 2004-2007 do Governo Federal, executa levantamentos geológicos básicos em escalas de mapeamento 1:250.000, 1:100.000, 1:50.000 ou maiores, em função da necessidade. Outras ações incluem: levantamentos geofísicos e geoquímicos; integração, atualização e difusão de dados da geologia do Brasil; além de geologia e geofísica marinha.

Programa Levantamentos Geológicos Básicos do Brasil - PLGB

Precursor do PGB, esse programa contém os primeiros levantamentos realizados pela CPRM. Posteriormente, seu conteúdo passou por um processo de digitalização a fim de ser disponibilizado nos meios digitais.

Produtos