Apresentação

As ações desenvolvidas pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM no âmbito dos recursos minerais, realizadas pelo Departamento de Recursos Minerais – DEREM, englobam atividades de geologia econômica e análises de potencialidade mineral de áreas de relevante interesse prospectivo.

O objetivo principal é prover dados e informações referentes às áreas de maior relevância mineral do Brasil no que concerne à distribuição; às características geológicas, geofísicas e geoquímicas e aos controles das mineralizações – desde a escala de depósito e mina, até uma escala mais regional, de distritos e províncias minerais. Pretende-se, assim, que o investidor tenha acesso a dados e informações geológicas públicas, de qualidade, que reduzam o risco da pesquisa mineral e contribuam para o efetivo aumento de investimentos privados no setor mineral brasileiro, resultando em retorno efetivo para a sociedade.

A atuação do DEREM se estende para além dos recursos minerais metálicos e não metálicos, operando também na busca por novas áreas com potencial para explotação de agregados minerais e rochas ornamentais; no estudo de áreas que possam aumentar a produção nacional de minerais considerados estratégicos (como, por exemplo, potássio, fosfato e terras raras) e na gestão do patrimônio mineral da CPRM (advindo das pesquisas próprias realizadas entre as décadas de 1970 e 1990).

O DEREM é composto por cinco unidades técnicas, conforme a seguir:
  • Divisão de Geologia Econômica - DIGECO
  • Divisão de Geoquímica - DIGEOQ
  • Divisão de Economia Mineral e Geologia Exploratória - DIEMGE
  • Divisão de Projetos Especiais e Minerais Estratégicos - DIPEME
  • Divisão de Minerais Industriais - DIMINI


Informes Técnicos e de Recursos Minerais
Com o objetivo de divulgar as atividades de geologia econômica, economia mineral, prospecção e pesquisa mineral, os resultados das pesquisas conduzidas pelo Departamento de Recursos Minerais são, desde 1995, apresentados na forma de Informes de Recursos Minerais, constante em Informe Técnico - CPRM. Relatórios e mapas impressos podem ser adquiridos na rede de bibliotecas da CPRM, através do SEUS.


Veja Também



Contato e Informações:
José Leonardo Silva Andriotti
Chefe interino do Departamento de Recursos Minerais - DEREM
E-mail: jose.andriotti@cprm.gov.br


© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.