Sensoriamento Remoto e Geofísica

Nos últimos quinze anos, a geofísica vem crescendo em importância no âmbito do Serviço Geológico do Brasil – CPRM de maneira exponencial. A decisão de cobrir o território nacional com aerolevantamentos sistemáticos gerou uma quantidade enorme de informações. Além disso, a geofísica tornou-se um indispensável componente tecnológico, tanto para o mapeamento geológico básico, quanto para a exploração mineral.

A integração dos aerolevantamentos de magnetometria e gamaespectrometria pode acelerar de forma inquestionável a cartografia geológica básica, além de fornecer inestimáveis informações tectônicas e de potencialidade mineral. Isso é particularmente verdadeiro e destacado em áreas sem infraestrutura, cobertas por densas florestas tropicais e com grande extensão territorial, como é o caso de algumas regiões do Brasil.
Ao mesmo tempo, não existe no mundo atual instituição governamental ou privada focada em pesquisa de recursos minerais ou de petróleo e gás que possa prescindir do uso de informações fornecidas por produtos obtidos através do sensoriamento remoto.

O uso de imagens dessa natureza no apoio a investigações geológicas vem se intensificando rapidamente, assim como tem evoluído a caracterização de propriedades químico-mineralógicas de solos e rochas e a caracterização textural da superfície em estudos hiperespectrais.

Ambas as técnicas, geofísica e sensoriamento remoto, são sinérgicas em diversos pontos, desde as suas características amostrais, por sensores remotos, até sua aplicação finalística no mapeamento geológico-estrutural e na caracterização física e química das rochas e solos.

Para downloads gratuito dos dados e imagens georreferenciadas dos levantamentos aerogeofísicas acesse: GeoSGB.

Geofísica Aérea – Atuação e Principais Produtos

• Base de Metadados de Projetos Aerogeofísicos - AERO
  • Aerolevantamentos geofísicos magnetométricos, gamaespectrométricos, gravimétrico e eletromagnético em terrenos do embasamento cristalino do Pré-Cambriano.
  • Processamento e interpretação dos dados aerogeofísicos (Magnetometria, Gamaespectrometria, Gravimetria e Eletromagnético).

Geofísica Terrestre – Atuação e Principais Produtos

• Aquisição, processamento e interpretação de dados geofísicos no apoio a projetos da empresa para o estudo de recursos minerais, água subterrânea, áreas de risco e controle ambiental, incluindo levantamentos magnetométricos, gamaespectrométricos, gravimétricos, eletromagnéticos, geoelétricos, georadar e sísmica rasa.
  • Participação da CPRM na Rede Sismográfica Brasileira - RSBR

Sensoriamento Remoto – Atuação e Principais Produtos

• Estudos hiperespectrais em áreas selecionadas do território brasileiro, em especial em zonas mineralizadas fora da região amazônica.
  • Processamento de imagens de satélite de diversas fontes e geração de mosaicos para uso nos projetos da CPRM.
  • Mapas de interpretação geológico-estrutural a partir de imagens aerotransportadas.
  • Biblioteca espectral com aplicações diversas, principalmente em projetos de exploração mineral (em implantação).
  • RADAM-D: recuperação, preservação e disseminação das imagens originais geradas pelos projetos RADAM e RADAMBRASIL.

Contato e Informações:
Luiz Gustavo Rodrigues Pinto
Chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica – DISEGE
E-mail: luiz.pinto@cprm.gov.br

© Copyright CPRM 2016-2018. Todos os direitos reservados.