Sensoriamento Remoto e Geofísica

Nos últimos dez anos, a geofísica vem crescendo em importância no âmbito do Serviço Geológico do Brasil – CPRM de maneira exponencial. A decisão de cobrir o território nacional com aerolevantamentos sistemáticos gerou uma quantidade enorme de informações. Além disso, a geofísica tem se tornado indispensável componente tecnológico, tanto para o mapeamento geológico básico, quanto para a exploração mineral.

A integração dos aerolevantamentos de magnetometria e gamaespectrometria pode acelerar de forma inquestionável a cartografia geológica básica, além de fornecer inestimáveis informações tectônicas e de potencialidade mineral. Isso é particularmente verdadeiro e destacado em áreas sem infraestrutura, cobertas por densa floresta tropical e com grande extensão territorial, como é o caso de grande parte do Brasil.

Ao mesmo tempo, não existe no mundo atual instituição governamental ou privada focada em pesquisa de recursos minerais ou de petróleo e gás que possa prescindir do uso de informações fornecidas por produtos obtidos através de sensoriamento remoto.

O uso de imagens dessa natureza no apoio a investigações geológicas vem se intensificando de maneira extraordinária, assim como tem evoluído a caracterização de propriedades químico-mineralógicas de solos e rochas e a caracterização textural da superfície em estudos hiperespectrais. Os custos de aquisição dos dados têm diminuído constantemente e o desenvolvimento dos programas computacionais para processamento digital, capazes de transformar os dados em informação qualificada, estão cada vez mais acessíveis.

Ambas as técnicas, geofísica e sensoriamento remoto, são sinérgicas em diversos pontos, desde suas características amostrais, por sensores remotos, até sua aplicação finalística no mapeamento geológico-estrutural e na caracterização física e química das rochas e solos.

Para download dos dados e imagens aerogeofísicos acesse: GeoSGB.

Geofísica Aérea – Atuação e Principais Produtos

Geofísica Terrestre – Atuação e Principais Produtos

• Aquisição, processamento e interpretação de dados em apoio a projetos da empresa para estudos de recursos minerais, água subterrânea e controle ambiental, incluindo levantamentos magnetométricos, gamaespectrométricos, gravimétricos, eletromagnéticos, elétricos e de radar.
  • Oficina eletrônica para manutenção dos equipamentos geofísicos da CPRM.

Sensoriamento Remoto – Atuação e Principais Produtos

• Estudos hiperespectrais em áreas selecionadas do território brasileiro, em especial em zonas mineralizadas fora da região amazônica.
  • Processamento de imagens de satélite de diversas fontes e geração de mosaicos para uso nos projetos da CPRM.
  • Mapas de interpretação geológico-estrutural a partir de imagens aerotransportadas.
  • Biblioteca espectral com aplicações diversas, principalmente em projetos de exploração mineral (em implantação).
  • RADAM-D: recuperação, preservação e disseminação das imagens originais geradas pelos projetos RADAM e RADAMBRASIL.

Contato e Informações:
Luiz Gustavo Rodrigues Pinto
Chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica – DISEGE
E-mail: luiz.pinto@cprm.gov.br

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.