Geologia Marinha

 Relevo Atlântico O Serviço Geológico do Brasil - CPRM tem disponibilizado seus recursos humanos, tecnológicos e operacionais para atender às demandas da sociedade brasileira relativas ao conhecimento geológico e à avaliação da potencialidade mineral da Plataforma Continental Jurídica Brasileira (PCJB) e das áreas oceânicas adjacentes do Atlântico Sul e Equatorial.

A Geologia Marinha da CPRM é desenvolvida no contexto do Programa Geologia do Brasil, compreendendo, fundamentalmente, atividades de levantamento de dados geológicos e geofísicos, em parceria com a Marinha do Brasil e com universidades brasileiras.

O propósito é produzir informações geológicas, de caráter técnico, econômico e ambiental, necessárias para subsidiar a tomada de decisão por parte de empresas, públicas e privadas, e órgãos governamentais brasileiros quanto ao desenvolver atividades de exploração mineral e gestão ambiental da PCJB e de áreas internacionais adjacentes.


Programas
A CPRM exerce a coordenação técnica e operacional dos seguintes programas nacionais executados no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar - CIRM:
  • Programa de Avaliação da Potencialidade Mineral da Plataforma Continental Jurídica Brasileira - REMPLAC, cuja coordenação geral fica a cargo da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia - SGM.
  • Programa Área Internacional do Atlântico Sul e Equatorial - PROAREA, coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores - MRE.


Projetos


Cooperação Técnica-Científica
  • Diretoria de Hidrografia e Navegação/Marinha do Brasil - DHN/MB
  • Instituto Paulista de Tecnologia - IPT
  • Instituo Francês de Pesquisa para a Exploração do Mar - IFREMER
  • Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos - ISBA
  • Fundação de Estudos do Mar - FEMAR
  • Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP


Contato e Informações:
Ivo Bruno Machado Pessanha
Chefe da Divisão de Geologia Marinha – DIGEOM
E-mail: ivo.pessanha@cprm.gov.br

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.