Capacitação de Técnicos Municipais

Os cursos de capacitação, ministrados por profissionais da CPRM lotados na DHT, têm por finalidade transmitir conceitos, critérios e metodologias relacionadas ao diagnóstico, mapeamento e planejamento de intervenções, visando à prevenção de desastres naturais ou induzidos, principalmente movimentos de massa e inundações.

Pretende-se, assim, contribuir para o melhor desempenho dos técnicos em seus respectivos municípios de origem, minimizando os riscos à população provenientes de processos dinâmicos de encostas e áreas sujeitas a inundações e enchentes.

Sete cursos foram realizados entre novembro de 2007 e agosto de 2008 e incluíram aulas teóricas e práticas em municípios-sede, atendendo também aos demais municípios circunvizinhos de características morfológicas, hidrológicas e ocupacionais similares, onde os acidentes decorrentes de escorregamento de encostas e inundações são mais frequentes.

Os municípios-sede contemplados, no intuito de abranger todo o estado, foram: Cantagalo, Volta Redonda, Barra Mansa, Miracema, Niterói, Angra dos Reis e Itaocara.

No total, foram capacitados 150 técnicos municipais de Defesa Civil e de secretarias de ação social e de obras de 48 municípios do Estado do Rio de Janeiro, com distribuição de apostilas, cartilhas, apresentações das aulas e certificado de conclusão do curso.

Pretende-se, ainda, direcionar os esforços para que esse curso seja dado para escalões superiores das gestões municipais e também estendido para outros estados da federação.

Acesse aqui o Curso de Capacitação de Técnicos Municipais para Prevenção e Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais em Municípios do Estado do Rio de Janeiro.



© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.