Avança projeto para monitoramento de encostas no Parque Nacional da Serra da Canastra (MG)

Terça-feira, 10 de outubro de 2023

Avança projeto para monitoramento de encostas no Parque Nacional da Serra da Canastra (MG)

Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizou, entre os dias 3 e 6 de outubro, a 2ª etapa da instalação de inclinômetros, na Cachoeira da Casca D’Anta

 Equipamentos foram instalados na trilha da Cachoeira Casca D’Anta (Foto: SGB)
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) avança com o projeto-piloto para monitoramento das encostas de atrativos turísticos do Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais. Entre os dias 3 e 6 de outubro, pesquisadores realizaram a 2ª etapa da instalação de inclinômetros em pontos estratégicos da unidade. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável por administrar a unidade.

Nessa etapa, os equipamentos foram instalados na trilha que liga a parte baixa à parte alta da Cachoeira Casca D’Anta. “A ideia é monitorar toda essa trilha e as encostas, tanto de solo quanto de rocha, para trazer mais segurança aos turistas”, explica o responsável pelo projeto, Tiago Antonelli, chefe da Divisão de Geologia Aplicada do Departamento de Gestão Territorial da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DIGEAP/DEGET/DHT).

Durante a 1ª etapa, foram instalados inclinômetros nas trilhas das cachoeiras do Rolador e do Capão Forro, selecionados após mapeamento feito pelos pesquisadores. O projeto começou em julho e será mantido por tempo indeterminado, com o objetivo de gerar subsídios técnicos para o monitoramento das áreas de riscos. Dessa forma, o SGB contribui para prevenir desastres e proteger a vida dos turistas que passam pelo Parque. Anualmente, a unidade recebe em torno de 100 mil visitantes.

Inclinômetros

Os equipamentos de alta tecnologia, instalados para monitorar a inclinação de encostas, são chamados de “inclinômetros”. Esses aparelhos transmitem os dados sobre variações de inclinações das encostas em tempo real, via rádio e internet. Com as informações, é possível compreender os fenômenos geológicos e entender a partir de que ponto podem ocorrer movimentos de massa, como deslizamentos.

 Inclinômetros transmitem dados via rádio e internet (Foto: SGB)

Prevenção de desastres

Esse é mais um dos projetos realizados pelo SGB para a prevenção de desastres na Unidade de Conservação. Em 2022, foi realizado o estudo Avaliação Geotécnica nos Atrativos Turísticos no Parque Nacional da Serra da Canastra. As informações dão suporte a administradores e órgãos públicos na tomada de decisões voltadas à prevenção e respostas a desastres naturais.

Saiba mais:
>>Serviço Geológico do Brasil realiza monitoramento de encostas no Parque Nacional da Serra da Canastra

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir