Segunda-feira, 09 de abril de 2018

Banco de dados hidrofísicos de solos brasileiros é apresentado na Embrapa

 Pesquisadora do Departamento de Hidrologia Marta Vasconcelos explica funcionamento da ferramenta Hybras O novo banco de dados hidrofísicos de solos brasileiros (Hybras) desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) foi apresentado na Empraba Solos, na semana passada, no Rio de Janeiro. O Hybras permite a coleta de dados sobre retenção de água e condutividade hidráulica saturada em solos brasileiros, além de outros atributos do solo.

O projeto inédito foi apresentado à comunidade científica durante o Fórum Mundial da Água, que aconteceu no mês passado em Brasília. O objetivo é fornecer informações para modelagens hidrológica, atmosférica e em solos apropriadas à realidade brasileira.

A ausência de uma base de dados nacional de propriedades hídricas do solo dificultava a troca de informações dos pesquisadores da área e de avanços em estudos sobre a dinâmica da água em solos tropicais brasileiros. Segundo a pesquisadora do Departamento de Hidrologia Marta Vasconcelos Ottoni, responsável por coordenar o desenvolvimento da ferramenta, a “ausência de dados hidrológicos em solos brasileiros pode ocasionar erros de estimativa e conclusões não adequadas em estudos de modelagem nesses solos”.

O projeto foi fruto da parceria entre especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e a da Universidade do Arizona (EUA). Para Ottoni, ainda existe a necessidade de novas parcerias envolvendo outras instituições como a Empraba para que a base de dados se torne mais eficiente.

O chefe-geral da Embrapa Solos, José Carlos Polidoro, ressaltou que o banco de dados Hybras irá contribuir com o Programa Nacional de Solos do Brasil (PronaSolos), que executará o maior levantamento pedológico já executado no País. O pesquisador também destacou a importância da parceria com a CPRM. “Nos últimos meses tivemos uma intensa atuação conjunta em novas frentes, como a elaboração do programa nacional de solos e uma proposta de zoneamento agrogeológico para o País. Nossas atuações são bastante complementares.”

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.