Quinta-feira, 08 de dezembro de 2011

CPRM apresenta ações de prevenção a desastres naturais durante audiência pública

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou nesta segunda-feira (12/12), de Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro para debater a prevenção de riscos geológicos e desastres naturais no país. O evento contou com a presença de Thales de Queiroz Sampaio, diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Eduardo Santa Helena, diretor de Administração e Finanças e de técnicos da CPRM.

Em sua apresentação Thales Sampaio explicou ações da instituição na prevenção de desastres naturais, como a elaboração de estudos geológicos, geotécnicos e mapeamento de áreas de risco em todo Brasil, inclusive no Estado do Rio de Janeiro. Segundo o diretor, o trabalho inclui também curso de capacitação de técnicos municipais na prevenção e gerenciamento de riscos de desastres naturais. De acordo com ele, o trabalho de pesquisa está conectado com a cartilha “Comunidade Mas Segura” publicação da CPRM que “busca conscientizar a população, principalmente moradores de comunidades em áreas de risco”.  Sampaio disse ainda que, a instituição colocou seis técnicos à disposição do governo do Rio de Janeiro para ajudar a identificar áreas de risco durante o mês de janeiro de 2012.  Apresentação do diretor Thales Sampaio

 

O diretor explicou ainda detalhes da ação emergencial em andamento que está sendo realizada pela CPRM. Segundo ele, o trabalho consiste em identificar, delimitar, caracterizar e vetorizar setores de risco alto e muito alto em 24 municípios brasileiros, incluindo, Angra dos Reis. “Os dados serão encaminhados ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, e aos municípios onde foram coletadas as informações”.

A audiência Pública foi presidida pelo deputado estadual Robson Leite, e contou com a participação do presidente do Departamento de Recursos Minerais do Rio Janeiro, Flávio Erthal, do coronel da Defesa Civil, Luiz Guilherme, de especialistas, além de prefeitos de diversos municípios do Estado e representantes de comunidades em áreas de risco.

  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.