Conferência internacional debate monitoramento de águas via satélite

Terça-feira, 27 de setembro de 2022

Conferência internacional debate monitoramento de águas via satélite

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) é apoiador da Conferência <i>South America Water from Space

Debater a capacidade de geração de dados das águas superficiais e oceânicas por meio da missão Surface Water Ocean Topography – SWOT . Este será o tema central da Conferência South America Water from Space, que acontecerá em Foz do Iguaçu (PR), de 21 a 25 de novembro.

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) é apoiador do evento e um dos destaques da programação. Esta é a terceira edição do encontro e irá reunir, também, instituições internacionais como o IRD-Institut de Recherche pour le Développement e CNES (Agência Espacial Francesa), além de parceiras nacionais do SGB-CPRM, representadas pela ABRHidro (Associação Brasileira de Recursos Hídricos), IPH (Instituto de Pesquisas Hidráulicas) e a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional.

A conferência é reconhecida internacionalmente e debate novas técnicas de obtenção de dados das águas superficiais a partir de satélites como AQUA, TERRA e Landsate SENTINEL. O evento é uma oportunidade para discutir como esses instrumentos de ponta e os desenvolvimentos científicos podem caracterizar a variabilidade global do ciclo da água e da capacidade de quantificar futuras mudanças, com impactos no monitoramento hidrológico e segurança hídrica.

Vale destacar que existem projetos de parceria entre as instituições e que as missões para lançamento e manutenção dos satélites e seus resultados são coordenadas pela NASA, em parceria com a CSA (Canadian Space Agency ) e a UKSA (United Kingdom Space Agency). O SGB-CPRM atua nesta missão desde 2015 e está envolvido na pesquisa e no planejamento e absorção de conhecimento gerado pelas missões.

Saiba mais sobre o evento no site oficial.


Thais Souza
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir