Quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM Destaca os Avanços Conquistados com o PGB

Abrindo a participação da CPRM no segundo dia do Congresso Brasileiro de Geologia, o diretor de Geologia e Recursos Minerais da empresa, Manoel Barretto, participou do Simpósio “Métodos e técnicas em mapeamento geológico”, com a Conferência Temática “Programa Geologia do Brasil: Novo Paradigma na Cartografia Geológica Nacional.



Em sua apresentação, Barretto destacou que pela primeira vez o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) executa um programa próprio – Programa Geologia do Brasil (PGB), sob a orientação do governo federal, que decidiu investir, a partir de 2003, fortemente no conhecimento geológico do Brasil. “O programa foi montado em duas partes: uma com destaque para a geologia e aerogeofísica; e a outra voltada para ações sociais como hidrogeologia – com vistas a buscar soluções para a falta de água no semi-árido brasileiro principalmente – e gestão territorial”, explicou Barretto. Barretto falou da visão estratégica do PGB com vistas a atingir suas metas físicas como a dotação de recursos materiais; de recursos humanos; da recapacitação da infra-estrutura; e da qualificação profissional por meio de treinamento dos técnicos da empresa.

Também abordou os objetivos mais específicos do programa, como a retomada do ciclo de geração de jazidas minerais; o fortalecimento dos sistemas estaduais de geologia e recursos minerais via parcerias; indução do setor de serviços em geologia, geofísica, geoprocessamento, entre outros. E detalhou o trabalho desenvolvido para a implantação destacando os resultados na execução direta da CPRM; nas parcerias com as universidades; parcerias com os estados; e contratos executados com empresas privadas. Ao apresentar os dados alcançados no período de 2003 a 2008, Barretto ressaltou que nunca se investiu tanto em levantamentos geológicos e aerogeofísicos no brasil nos últimos 50 anos.

  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.