Diretor-presidente do SGB amplia diálogo com investidores no Fórum Econômico Brasil-França

Quarta-feira, 27 de março de 2024

Diretor-presidente do SGB amplia diálogo com investidores no Fórum Econômico Brasil-França

Inácio Melo participou nesta quarta-feira (27), em São Paulo, do evento promovido pela FIESP


Diretor-presidente do SGB, Inácio Melo e o presidente da Associação Brasileira de Hidrogênio, Paulo Emílio Valadão de Miranda (Foto: SGB/Divulgação)

Projetos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) foram apresentados, nesta quarta-feira (27), a investidores franceses que participaram do Fórum Econômico Brasil-França. Durante evento – promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) – o diretor-presidente Inácio Melo ampliou o diálogo com a delegação internacional visando destacar o potencial do país para minerais estratégicos e desenvolvimento de pesquisas. O evento reuniu também autoridades brasileiras e representantes de empresas do setor produtivo.

“Essa oportunidade nos permitiu apresentar nossa atuação a potenciais investidores, fortalecendo assim a presença do SGB como uma instituição brasileira de excelência em pesquisas geocientíficas em nível internacional”, destacou Melo. Entre os temas abordados, projetos de mapeamento geológico e levantamento de recursos minerais, com foco nas commodities estratégicas para transição energética e segurança alimentar.

Melo enfatizou que o Brasil está em evidência no cenário internacional: “O interesse global em nossas atividades é evidente, devido à nossa capacidade de fornecer os minérios essenciais para a construção da nova matriz energética e para descarbonização da economia”. O diretor-presidente também acrescentou que “nossa transparência de dados e a estabilidade de nosso ambiente político, econômico e social torna o Brasil um ambiente propício e seguro para investimentos".

Vínculo histórico

A relação bilateral franco-brasileira é histórica. Desde o século 19, os países estabelecem vínculos políticos, culturais e econômicos. A França ocupa a posição de 3º maior investidor no Brasil, pelo critério de controlador final, com cerca de US$ 38 bilhões investidos, de acordo com dados divulgados pelo governo federal.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir