Em Conferência Rússia-América Latina, Brasil articula parcerias estratégicas para o desenvolvimento das geociências

Sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Em Conferência Rússia-América Latina, Brasil articula parcerias estratégicas para o desenvolvimento das geociências

Diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Inácio Melo, foi convidado para participar do evento que se realiza em Moscou, entre 26 de setembro e 2 de outubro


 Inácio Melo acompanha debates na 1ª Conferência Rússia-América Latina(Foto: SGB)

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, articula parcerias estratégicas internacionais para impulsionar pesquisas e o desenvolvimento das geociências durante a “Conferência Parlamentar Internacional Rússia–América Latina”. O evento começou na terça (26) e segue até segunda-feira (2), em Moscou.

“É uma oportunidade para estreitar e fortalecer relações bilaterais, de modo a pavimentar um novo horizonte de cooperação com a Rússia e os demais países. Os diálogos podem inclusive abrir portas para novos investimentos em ciência, tecnologia e inovação”, ressalta o diretor-presidente do SGB.

Melo destaca que “a Conferência será um momento-chave para o Brasil reafirmar o protagonismo na América Latina em temas como transição energética, devido ao potencial do país para minerais estratégicos”.

Com o tema: “Cooperação para um Mundo Justo para Todos”, essa é a primeira conferência promovida pelo parlamento russo com países latino-americanos. O evento reúne mais de 200 pessoas, representantes de organizações interparlamentares, especialistas internacionais, líderes comunitários, representantes de autoridades estatais e corpos diplomáticos.

BRICS
O convite para Melo participar dos debates foi feito pelo presidente da Frente Parlamentar dos BRICS no Senado Federal, Irajá Silvestre (PSD-TO). BRICS se refere a um grupo de países emergentes, que tem como objetivo a cooperação econômica para promover o desenvolvimento.

A sigla se refere aos países-membros fundadores: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (South Africa). Em agosto deste ano, passaram a fazer parte do grupo mais seis países: Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.

Inácio Melo ao lado do embaixador do Brasil na Rússia, Rodrigo Baena Soares, e dos senadores Irajá e Veneziano Vital do Rêgo
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

  • Imprimir