Especialistas em geologia se reúnem para debater transição energética na América do Sul

Terça-feira, 09 de abril de 2024

Especialistas em geologia se reúnem para debater transição energética na América do Sul

Participantes enfatizaram a necessidade de cooperação internacional e do compartilhamento de conhecimento e experiências


Foto: Divulgação SGB

Entre os dias 8 e 12 de abril, o México foi palco da 29ª Assembleia Geral da Associação Ibero-Americana de Serviços de Geologia e Mineração (ASGMI), evento que marcou o calendário científico e ambiental da região. O workshop "O Papel dos Serviços Geológicos na Transição Energética e Ecológica" destacou-se como um dos principais momentos do encontro, refletindo os desafios e soluções para uma gestão sustentável dos recursos minerais e energéticos.

Na segunda-feira (8/4), o diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Valdir Silveira, fez uma visita às instalações da sede do Serviço Geológico do México (SGM), localizada em Pachuca, acompanhado do assessor de Assuntos Internacionais do SGB, Rafael Duarte, juntamente dos diretores e representantes dos serviços geológicos do México, Guatemala, Uruguai, República Dominicana, Portugal, Canadá, Estados Unidos da América, Espanha, Equador, Honduras, Cuba, Colômbia, Chile, Peru e Argentina.


Silveira durante visita ao Serviço Geológico do México. Foto: Divulgação SGB

Segundo Silveira: “Tivemos a oportunidade de explorar os diversos setores operacionais, incluindo o administrativo, o jurídico e o técnico. Esta visita nos permitiu compreender melhor a amplitude e a qualidade dos produtos gerados pelo SGM no México; dentre eles, a cartografia geológica, estudos geofísicos, técnicas de sensoriamento remoto, além do desenvolvimento de bases de dados e de modelos para a avaliação econômica de depósitos minerais”.

O diretor representou o Brasil e colaborou significativamente para as discussões sobre a transição energética. Silveira e Duarte estiveram presentes em uma mesa-redonda que ocorreu na terça-feira (dia 9), focada nos esforços dos países da América do Sul para abordar essa transição essencial.


Apresentação de Silveira sobre ações do SGB sobre as políticas voltadas para atender as demandas globais por minerais estratégicos e críticos para a transição energética. Foto: Divulgação SGB

Durante a apresentação, Silveira mostrou ações do SGB sobre as políticas voltadas para atender as demandas globais por minerais estratégicos e críticos para a transição energética e segurança alimentar, dentro de um modelo de sustentabilidade socioambiental e de governança, como contribuição para uma economia de baixo carbono.

Ele destacou: “o Brasil tem a matriz energética mais limpa e as maiores reservas de água doce do planeta, com potencial para ser um grande exportador não só de commodities minerais, mas também de energias limpas”.


Rafael Duarte durante apresentação no SGM. Foto: Divulgação SGB

Já Rafael Duarte falou da estrutura organizacional e a missão do SGB, além de apresentar as propostas feitas pelas diretorias de Infraestrutura Geocientífica (DIG) e de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT). Uma das ações apresentadas foi sobre colocar o SGB à disposição da ASGMI para que os serviços geológicos parceiros possam aprender ou colaborar para o aprimoramento do trabalho de divulgação e ensino de geociências nas escolas para crianças e jovens, que podem vir a ser futuros cientistas. Outro ponto foi mostrar a oportunidade de fazer trabalhos de cooperação envolvendo o Siagas, entre outras proposições.

Para ele, “participar desse evento foi uma oportunidade muito importante para encontrar os pares, as pessoas responsáveis pelas relações internacionais dos serviços geológicos e renovar os laços – sobretudo na parte institucional – para conseguir enxergar desafios e estratégias em comum, que tenham sido superadas e podem servir de referência para nosso trabalho”.

Outra questão abordada foi a oportunidade de cooperação internacional que permitirá a permanente evolução do SGB, do ponto de vista da infraestrutura, das competências e no compartilhamento de informações. “Um evento dessa magnitude permite nos aproximar e nos integrar a uma discussão internacional, em colaboração com os colegas, em torno dos desafios conjuntos que se apresentam”, ressaltou Duarte.

Os participantes enfatizaram a necessidade de cooperação internacional e do compartilhamento de conhecimento e experiências. Os grupos de especialistas da ASGMI abordam uma ampla gama de temas, desde hidrogeologia e geoquímica até patrimônio geológico e ameaças geológicas, demonstrando o compromisso da associação com a pesquisa e a inovação.

O encontro reforça o papel vital dos serviços geológicos na promoção de uma transição energética e ecológica eficaz. Através da discussão de novas ideias, projetos e cooperação internacional, os participantes sairão do evento com uma visão renovada e comprometida para enfrentar os desafios ambientais do futuro.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br


  • Imprimir