Estudo elaborado pela CPRM do potencial mineral da região metropolitana de SP é apresentado em debate sobre planejamento urbano


Para o superintendente Márcio Remédio, convém frisar, que a inserção do conhecimento geológico no planejamento urbano municipal constitui algo importante em nosso país e a adoção de tal critério, além de constituir um trabalho de vanguarda, propiciará que a atividade mineral na região metropolitana se desenvolva de forma sustentável, em consonância com a geração de emprego e renda, sem afetar a qualidade de vida das populações circunvizinhas. Na ocasião, o subsecretário de Mineração do Estado de São Paulo, José Jaime Sznelwar, salientou a importância do Serviço Geológico do Brasil e do projeto apresentado. Outras possibilidades de cooperação foram discutidas entre o subsecretário e o superintendente da SUREG-SP.
O PDUI é um instrumento legal de planejamento que estabelece as diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana. Compondo a mesa, estava o superintendente Márcio José Remédio, o subsecretário de Mineração do Estado de São Paulo, José Jaime Sznelwar, além de prefeitos e outras autoridades. Os pesquisadores Eduardo Jorge Pinto Azevedo (líder da equipe de Recursos Minerais do projeto) e Angela Pacheco Lopes (supervisora na Gerência de Geologia e Recursos Minerais da Sureg-SP) também participaram do evento.