Estudos geológicos têm papel fundamental na promoção do turismo nacional

Quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Estudos geológicos têm papel fundamental na promoção do turismo nacional

No Dia Mundial do Turismo, celebrado nesta quarta-feira (27), o Serviço Geológico do Brasil destaca as principais iniciativas que contribuem para fortalecer o setor

Fernando de Noronha (Foto: SGB)
Você sabia que os estudos geológicos são grandes aliados na promoção do turismo nacional? Pesquisas realizadas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) ajudam a compreender paisagens naturais, identificar áreas com potencial para o geoturismo e até mesmo ajudam a proteger a vida de turistas e trabalhadores, ao gerar informações que contribuem para prevenção ou redução de riscos geológicos. No Dia Mundial do Turismo, celebrado nesta quarta-feira (27), o SGB destaca as iniciativas que impulsionam o desenvolvimento do setor.

Um dos trabalhos do SGB é o Projeto Geoparques. Por meio dessa iniciativa, são realizados estudos em áreas com potencial para o geoturismo, feito inventário do patrimônio geológico dos locais e apresentadas propostas de geoparques. Assim, o SGB atua como indutor para o reconhecimento de unidades como geoparques globais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Atualmente, o Brasil tem quatro representantes na Rede Global de Geoparques:

>> Geopark Araripe (Ceará)
>> Geoparque Seridó (Rio Grande do Norte)
>> Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul)
>> Geoparque Quarta Colônia (Rio Grande do Sul)
>> Geoparque Caçapava do Sul (Rio Grande do Sul)

O SGB também realiza o Programa Fomento ao Geoturismo, que consiste na identificação de Pontos de Interesse Geoturístico em parques nacionais e áreas afins. Após mapear esses locais, o SGB atua na promoção do conhecimento geocientífico para a sociedade, com linguagem acessível e materiais de divulgação.

Levantamento da Geodiversidade

Para ampliar o conhecimento do território, o SGB também realiza o Levantamento da Geodiversidade e apresenta os Mapas da Geodiversidade, que indicam as potencialidades e fragilidades na região estudada. Dessa forma, os gestores públicos têm acesso a informações que permitem identificar se determinada área tem potencial para o turismo.

Turismo com segurança

Desde o desabamento das rochas nos cânions de Capitólio (MG), em janeiro de 2022, os profissionais do SGB realizam estudos em atrativos turísticos para avaliar as áreas de risco geológico. O projeto Avaliação Geotécnicas de Atrativos Turísticos tem o objetivo de gerar informações sobre as áreas com potencial de causar danos e apresentar recomendações para prevenir desastres.

Já foram feitas análises nos seguintes locais:
>> Cânion do Poti (PI)
>> Cânions do Xingó (AL/BA/SE)
>> Cânions do Subaé (BA)
>> Fernando de Noronha (PE)
>> Morro do Careca (RN)
>> Presidente Figueiredo (AM)
>> Serra da Canastra (MG)
>> Serra da Capivara (PI)
>> Serra do Tepequém (RR)

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir