Mais de mil pessoas são formadas para prevenção de desastres pelo Serviço Geológico do Brasil, em três meses

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Mais de mil pessoas são formadas para prevenção de desastres pelo Serviço Geológico do Brasil, em três meses

Atividades gratuitas foram oferecidas, nas modalidades presencial e online, para fortalecer a capacidade de resposta diante de eventos extremos

Foto: Larissa Souza/SGB
Brasília - Entre janeiro e março, mais de mil pessoas foram formadas para prevenção de desastres, por meio do Curso de Capacitação em Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico. As atividades, oferecidas gratuitamente pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), foram realizadas de forma presencial e online – por meio das plataformas de cursos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

O curso é um instrumento importante para fortalecer as ações de prevenção a desastres no país, conforme destaca o chefe do Departamento de Gestão Territorial do SGB, Diogo Rodrigues: “As capacitações são fundamentais para a difusão do conhecimento ligado à percepção e mapeamento de riscos geológicos e hidrológicos. Com as atividades, contribuímos para que profissionais – em sua grande maioria, agentes de defesa civil – possam ofertar um serviço cada vez mais qualificado à população, visando sempre a preservação de vidas”.


Cursos online

Na plataforma da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Curso Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico certificou 155 pessoas, entre janeiro e março. Desde o lançamento, em junho de 2023, mais de 1.900 pessoas se inscreveram. Ao todo, são ofertados oito módulos, que abordam o panorama da gestão de riscos e desastres no Brasil e no mundo, contribuindo para o aprimoramento da gestão. Para se inscrever, clique aqui.

Já pela plataforma da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o SGB certificou 775 pessoas no primeiro trimestre do ano. Com 40 horas de carga horária, o curso contribui para aperfeiçoar o desempenho dos profissionais das defesas civis nas três esferas: federal, estadual e municipal. As inscrições podem ser feitas aqui.


Atividades presenciais
Por meio da modalidade presencial, do Curso de Capacitação em Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico, o SGB entregou certificados a 179 pessoas. A primeira edição deste ano ocorreu em janeiro, para 35 alunos do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. No mês de março, foram certificadas 134 pessoas, de diferentes municípios, em atividades que ocorreram em Vitória (ES), Maricá (RJ) e Teresina (PI).

Foto: Divulgação
Nesta semana, o SGB realizou mais uma edição do curso. Dessa vez, as atividades ocorrem em Cuiabá (MT), para cerca de 80 pessoas, representantes da Defesa Civil do Estado de Mato Grosso e de defesas civis municipais, além de profissionais do governo estadual e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Campus Universitário de Nova Xavantina).

O curso, com 28 horas de carga horária, é dividido em duas etapas: teórica e prática. Durante a primeira fase, o SGB aborda conceitos fundamentais, como: movimentos gravitacionais de massa, processos hídricos e obras de intervenção. Além disso, são apresentados aos participantes os projetos desenvolvidos para prevenção de desastres, com destaque para Cartografia de Áreas de Risco, Cartas de Suscetibilidade e Avaliações em Atrativos Geoturísticos. Na parte prática, os agentes vão a campo aplicar os conhecimentos adquiridos.


Leia mais notícias do Serviço Geológico do Brasil:

>>Pesquisadores realizam estudos para prevenção de desastres e gestão territorial em nove municípios

>>Prevenção de desastres: entrega de estudos para as defesas civis municipais de São Paulo contribui para aprimorar ações

>>RS: monitoramento apresenta informações sobre níveis dos rios em municípios da Bacia do Rio Uruguai

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir