Parceria científica Brasil-França: uso de tecnologias otimiza observação dos rios da Amazônia

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Parceria científica Brasil-França: uso de tecnologias otimiza observação dos rios da Amazônia

O pesquisador Marcus Suassuna participou, na terça-feira (26), de evento promovido pelo Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) francês para celebrar os 20 anos do Observatório HyBam

 Pesquisador Marcus Suassuna durante abertura de evento em celebração aos 20 anos do Observatório HyBam (Foto: Pedro Correia/SGB)
A parceria científica entre o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) da França é fundamental para a observação dos rios da Amazônia. Na quarta-feira (26), durante a celebração dos 20 anos do Observatório HyBam (Hidrologia e Geoquímica da Bacia Amazônica), o pesquisador Marcus Suassuna falou sobre a importância da cooperação e apresentou os principais resultados. O evento ocorreu na Universidade de Brasília (UnB), com a participação de pesquisadores brasileiros e franceses.

“Esse acordo entre o SGB e o IRD tem sido extremamente frutífero, aproveitando-se da sólida estrutura e logística já existentes no SGB, com um investimento substancial de recursos financeiros e humanos para objetivos específicos desta parceria”, afirmou Suassuna, que participou da mesa de abertura ao lado do representante do IRD, Abdelfettah Sifeddine; do vice-reitor da Universidade de Brasília (UnB), Enrique Huelva; e de outras autoridades representantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), da Embaixada da França, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciências Tecnologia e Inovação (CONSECTI).

Desde 2008, o SGB atua nesse projeto, que consiste em uma rede de instituições nacionais, atuando de forma articulada para observação, no longo prazo, do ciclo hidrológico e livre disponibilização de dados. Suassuna explicou que o acordo de cooperação entre o SGB e o IRD está concentrado no uso de dados de sensoriamento remoto para a hidrologia, com foco em dois temas relacionados à quantificação de recursos hídricos e avaliação da qualidade da água.

Além disso, enfatizou a participação da missão espacial SWOT no projeto científico. O SGB lidera, em parceria com o IRD, o projeto de Validação de Satélites Altimétricos para a América do Sul. “Participamos ativamente de equipes científicas no desenvolvimento de missões espaciais. Promovemos eventos científicos internacionais e colaboramos com diversas outras instituições, fornecendo dados, pesquisas e orientações acadêmicas”, disse.

O pesquisador acrescentou que essa cooperação também tem papel significativo no fortalecimento da capacidade técnica do SGB: “Cada vez mais, os projetos do SGB incorporam iniciativas de uso de dados de satélite para a hidrologia, preparando-nos para o futuro e para os avanços tecnológicos iminentes”. Na ocasião, Suassuna reforçou que, em 2023, dados de altimetria por satélite, produzidos como resultado da cooperação, foram aplicados de forma inédita na operação de Sistemas de Alerta Hidrológicos para acompanhamento da seca na Amazônia.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir