Pesquisadores realizam estudos para prevenção de desastres e gestão territorial em nove municípios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Pesquisadores realizam estudos para prevenção de desastres e gestão territorial em nove municípios

Trabalhos de campo ocorrem em Betim (MG), Juiz de Fora (MG), Itajubá (MG), Jacobina (BA), Prainhas (PA), Arapiraca (AL), Ituporanga (SC), Curitibanos (SC) e Terra Nova do Norte (MT)

Foto: SGB/Divulgação
Brasília - Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizam, entre 15 de abril e 3 de maio, trabalhos de campo em nove municípios, para realização de estudos que fortalecem ações de prevenção a desastres e gestão territorial. Os levantamentos ocorrem nos estados de Alagoas, Bahia, Pará, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso.

Essas atividades integram o planejamento anual do SGB, inserido no Plano Plurianual 2024-2027, do governo federal. Ao longo do ano, outras cidades serão atendidas. “Estamos comprometidos em fornecer suporte técnico aos municípios e estados que carecem de recursos para conduzir estudos essenciais para gestão territorial e planejamento urbano”, destaca o chefe Departamento de Gestão Territorial do SGB, Diogo Rodrigues.


Mapeamento de áreas de risco

Os trabalhos de campo fazem parte do processo para execução de diferentes produtos do SGB. Nas cidades Itajubá (MG), Ituporanga (SC), Curitibanos (SC), Prainha (PA) e Betim (MG), serão realizados estudos para atualizar o mapeamento de áreas de risco – que indica locais vulneráveis a processos geo-hidrológicos, como: inundações, erosões, deslizamentos e queda de blocos.

Foto: SGB/Divulgação
Em Itajubá (MG), Ituporanga (SC), Curitibanos (SC) e Prainha (PA), as atividades começaram na segunda-feira (15) e seguem até o próximo sábado (27). Já em Betim (MG), as ações ocorrem entre 22 de abril e 3 de maio.


Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização

Juiz de Fora (MG) e Arapiraca (AL) recebem pesquisadores para elaboração de Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização. Esse documento, previsto no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, é considerado estratégico para o crescimento planejado e seguro das cidades, pois indica áreas mais favoráveis à expansão urbana.

Foto: SGB/Divulgação
Na cidade mineira, as ações começaram na segunda-feira (15) e seguem até 26 de abril. Já o município de Alagoas recebe o estudo entre 22 e 26 de abril. Essa é a segunda fase do levantamento, que teve início em março, em Arapiraca.


Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações

A cidade de Terra Nova do Norte (MT) será contemplada por estudo para elaboração da Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações. Esse é um documento que apoia as prefeituras em ações de planejamento e gestão territorial, pois permite identificar áreas com maior suscetibilidade a processos geo-hidrológicos, como deslizamentos, corridas de massa, inundações e enxurradas.

Com as informações, gestores podem adotar medidas para reduzir possíveis impactos ou mesmo desocupar essas localidades.


Levantamento da Geodiversidade

No Distrito Aurífero de Jacobina (BA), pesquisadores realizam o Levantamento da Geodiversidade, entre 17 e 26 de abril. Com esse estudo, o SGB apresenta as adequabilidades/potencialidades e limitações existentes no território. Desse modo, auxilia gestores públicos e privados no planejamento e gerenciamento territorial mais adequado.

As informações contribuem para otimizar o uso dos recursos naturais, o que impulsiona o desenvolvimento econômico sustentável e beneficia diretamente as comunidades locais.


Monitoramento das Encostas de Atrativos Turísticos do Parque Nacional da Serra da Canastra

Nos dias 15 e 19 de abril, pesquisadores realizam manutenção de inclinômetros instalados em julho de 2023, no Parque Nacional da Serra da Canastra. Esses equipamentos, de alta tecnologia, transmitem dados em tempo real sobre variações na inclinação de encostas, permitindo monitorar trilhas para garantir mais segurança aos turistas e profissionais que atuam no parque.

O trabalho faz parte do projeto-piloto para Monitoramento das Encostas de Atrativos Turísticos do Parque Nacional da Serra da Canastra, realizado em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável por administrar a unidade.

Para conhecer os produtos já entregues, clique aqui.

Leia mais notícias do Serviço Geológico do Brasil:

>>Articulações com Banco Interamericano de Desenvolvimento podem viabilizar investimentos em projetos de transição energética

>>Prevenção de desastres: entrega de estudos para as defesas civis municipais de São Paulo contribui para aprimorar ações

>>Capacitação em Porto Alegre (RS) fortalece ações para prevenção de desastres

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir