Potencial do Brasil para produção de lítio é destaque em seminário da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Potencial do Brasil para produção de lítio é destaque em seminário da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Atuação do Serviço Geológico do Brasil foi apresentada, nesta quarta-feira (17), pelo diretor-presidente, Inácio Melo, e pelo pesquisador Izaac Cabral Neto, durante evento do Centro de Tecnologia Mineral

O diretor-presidente do SGB participou da mesa de abertura do 4º Seminário sobre Lítio-Brasil (Foto: Victor Oliveira/SGB)
Pesquisas do Serviço Geológico do Brasil (SGB), que revelam o potencial do país para a produção de lítio, foram destaques, nesta quarta-feira (17), no 4º Seminário sobre Lítio-Brasil: Desafios para o Desenvolvimento da Cadeia do Lítio no País.

Promovido, no Rio de Janeiro, pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), o evento faz parte da programação da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). O diretor-presidente do SGB, Inácio Melo, e o coordenador-executivo da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Izaac Cabral Neto, participaram das atividades.

Durante a abertura, Melo destacou a importância do mapeamento geológico realizado pelo SGB: “Os nossos projetos impulsionam toda a cadeia produtiva do lítio e, sobretudo, contribuem para alavancar a transição energética”.

O diretor-presidente também explicou que as pesquisas geram dados essenciais, que garantem mais segurança e previsibilidade para que as empresas possam investir no desenvolvimento de projetos para produção de lítio no Brasil: “Esses investimentos, além de serem essenciais para atender as demandas nacional e global por esse minério estratégico, representam oportunidades de emprego e geração de renda para municípios, estados e, principalmente, para os cidadãos”.

No evento, Inácio Melo enfatizou a importância das pesquisas realizadas pelo SGB(Foto: Victor Oliveira /SGB)
Conhecido como “petróleo branco” ou “mineral do futuro” (conforme classificação no Plano Nacional de Mineração 2030), o lítio é essencial para a descarbonização da economia e transição energética. Isso porque é um minério de alta tecnologia, fundamental para a nova matriz energética.

A principal aplicação do lítio é na fabricação de baterias. “Esse mineral, demandado em todo o mundo, é a chave para a descarbonização da economia. Isso abre oportunidades de desenvolvimento para o Brasil, devido à nossa grande diversidade geológica. Temos um rico potencial para a produção desse minério”, enfatizou Inácio Melo.

Os diálogos promovidos durante o evento contribuirão para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, conforme reforçou a diretora do CETEM, Silvia França: “Eu tenho certeza que as discussões serão bastante ricas e sairemos daqui com um documento que será enviado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação”.

O diretor-presidente do SGB, Inácio Melo, e a diretora do CETEM, Sílvia França (Foto: Victor Oliveira/SGB)


Pesquisas contribuem para novas descobertas de lítio

Atualmente, o Brasil é o sétimo maior detentor de reservas de lítio do mundo. O principal projeto do SGB a contribuir para a descoberta de novos depósitos e atrair investimentos em pesquisa e exploração é a “Avaliação do Potencial de Lítio no Brasil", iniciada em 2012. No seminário, o pesquisador em geociências e coordenador-executivo da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Izaac Cabral Neto, apresentou uma visão geral do projeto e das ações já realizadas, além das parcerias nacionais e internacionais firmadas pelo SGB.

O pesquisador Izaac Cabral Neto durante apresentação realizada no 4º Seminário Lítio-Brasil (Foto: Victor Oliveira/SGB)
Na ocasião, Cabral Neto também exibiu um mapa que mostra a evolução dos direitos minerários para minério de lítio no Brasil. “É possível observar o aumento no número de requerimentos de pesquisa mineral junto à Agência Nacional de Mineração em um período aproximadamente correlato à publicação dos produtos do projeto”, afirmou. De acordo com ele, esses números indicam que as pesquisas têm, de fato, contribuído para as atividades do setor mineral.

O pesquisador também ressaltou que os estudos do SGB são essenciais para que o Brasil se torne um dos principais fornecedores de lítio do mundo. “Diante do aumento da demanda por lítio em todo o mundo, o Projeto de Avaliação do Potencial de Lítio no Brasil destaca-se como uma iniciativa de natureza prospectiva, concentrando no estudo das ocorrências de lítio associadas a pegmatitos e na busca por ampliar o conhecimento sobre os depósitos de lítio no Brasil”.

As informações sobre o minério e as pesquisas do Serviço Geológico do Brasil podem ser conferidas em uma página especial, disponível aqui.


Consulta pública para o Plano Decenal de Mapeamento Geológico

Diante da importância do mapeamento geológico para o desenvolvimento do país, o Serviço Geológico do Brasil lançou, nesta semana, consulta pública para construção participativa do Plano Decenal de Mapeamento Geológico. “Queremos ouvir da sociedade quais áreas devem ser priorizadas, nos próximos dez anos, por nossas pesquisas, que geram dados importantes para a prospecção mineral”, mencionou o diretor-presidente do SGB, durante o evento.

A consulta está disponível na Plataforma de Mapeamento Geológico, lançada neste ano pelo SGB. No sistema, é possível também ter acesso, de forma simplificada, aos dados históricos dos mapeamentos já realizados, além de acompanhar ações em andamento. O prazo para envio das contribuições encerra em 15 de junho.

Leia mais notícias do Serviço Geológico do Brasil:

>>Evento de geologia e mineração no México discute transição energética e ecologia

>>Serviço Geológico do Brasil abre consulta pública para setor mineral opinar sobre mapeamento geológico básico

>>Missão da Marinha francesa ao Brasil reforça a importância de parcerias entres os países

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir