Publicações do Serviço Geológico do Brasil auxiliam o poder público a realizar melhor planejamento do uso do solo do leste do Rio Grande do Norte

Quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Publicações do Serviço Geológico do Brasil auxiliam o poder público a realizar melhor planejamento do uso do solo do leste do Rio Grande do Norte

Cartas geológicas e de recursos minerais das folhas São José do Campestre e João Câmara fomentam a pesquisa mineral na região




O Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), divulga as Cartas Geológicas e de Recursos Minerais das folhas São José do Campestre e João Câmara (RN), publicações indispensáveis para estimular o desenvolvimento econômico do país e que visa a ampliação do conhecimento geológico.

Estes documentos são um dos produtos da Ação Recursos Minerais das folhas João Câmara e São José do Campestre, que fazem parte do projeto Geologia e Potencial Mineral da Província da Borborema. O principal objetivo do trabalho é evoluir no conhecimento metalogenético da região.


Carta Geológica e de Recursos Minerais Folha São José Campestre

As cartas geológicas e de recursos minerais foram atualizadas com dados de campo, informações consistidas da literatura e interpretação de produtos de sensoriamento remoto (imagens de satélites), inclusive imagens aerogeofísicas. Elas permitem conhecer e selecionar áreas potencialmente mineralizadas e, assim, elaborar um plano de pesquisa eficaz, de forma a aplicar as técnicas mais eficientes de exploração mineral, de acordo com as informações disponíveis.

Essas medidas ajudam a aproveitar melhor as áreas, diminuir custos de exploração, aumentar a segurança no negócio e principalmente diminuir impactos ambientais, além de permitir ao poder público um melhor planejamento do uso do solo, gerar novos investimentos e empregos, de forma direta e indireta.

Outra finalidade dos mapeamentos é fornecer subsídios geológicos que contribuam para o entendimento e avanço da pesquisa mineral, dos recursos hídricos e da gestão territorial, bem como de demais atividades aplicadas ao interesse social.

As cartas geológicas contêm as seguintes informações:

• Tipo, idade e localização de formações geológicas;

• Localização dos depósitos e ocorrências minerais em superfície;

• Inclinação e direção das estruturas das rochas;

• Informações sobre a deformação das rochas.

Vale destacar que essas publicações colaboram com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, por ajudarem a determinar a melhor localização para depósitos de lixo, aterros sanitários, locais para estações de tratamento de águas residuais de indústrias, entre outras finalidades.


Carta Geológica e de Recursos Minerais Folha João Câmara

Neste ano, o SGB prevê disponibilizar 42 cartas geológicas. Em 2022, foram produzidas 27 cartas, que estão disponíveis no Repositório Institucional de Geociências (RIGeo).

Saiba aqui mais informações sobre a Carta Geológica e de Recursos Minerais de São José do Campestre.

Para mais informações sobre a Carta Geológica e de Recursos Minerais: Folha João Câmara, clique aqui.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br


  • Imprimir