Reunião visa compromisso com a integridade, a transparência e a contribuição para o avanço das geociências no Brasil

Quarta-feira, 10 de abril de 2024

Reunião visa compromisso com a integridade, a transparência e a contribuição para o avanço das geociências no Brasil

Equipe de gestão está focada em equilibrar objetivos de curto e longo prazos


Inácio Melo durante reunião com Conselho de Administração do SGB. Foto: Divulgação SGB

O presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, participou da 330ᵃ reunião do Conselho de Administração, nesta quarta-feira, 10 de abril. No encontro foi aprovado o Programa de Integridade, Compliance e ESG da instituição.

Melo informou que a liderança reiterou seu comprometimento com a excelência operacional e a sustentabilidade: “Foi enfatizada a importância da gestão estratégica para superar desafios e impulsionar inovações em nossos projetos geocientíficos”, ressaltou.


Melo acompanha reunião com o Conselho de Administração do SGB. Foto: Divulgação SGB

OO diretor-presidente destacou ainda que “a equipe de gestão está focada em equilibrar objetivos de curto e longo prazos, garantindo o desenvolvimento contínuo e a resiliência da organização. Nosso compromisso é com a integridade, a transparência e a sustentabilidade para o avanço das geociências no Brasil, visando sempre o bem-estar da nação”.

O Conselho de Administração do SGB é composto por: na presidência, Breno Zaban Carneiro, representante do Ministério de Minas e Energia. Os membros são: Inácio Melo, diretor-presidente do SGB; Marilene Ferrari Lucas Alves Filha, representante do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos; Hemeline Lúcia Camata Soares, representante do Ministério de Minas e Energia; Manoel Barretto da Rocha Neto, membro independente indicado pelo Ministério de Minas e Energia; e Janaína Simone Neves Miranda, representante dos empregados.

Programa de Integridade, Compliance e ESG do SGB

O Programa de Integridade, Compliance e ESG, do SGB, tem por objetivo estabelecer processos que tornem o cumprimento das normas e procedimentos parte da rotina e da cultura organizacional, alinhando a gestão às leis e normas regulamentadoras, prevenindo e combatendo a ocorrência de atos ilegais ou ilegítimos e fortalecendo a estruturação interna de procedimentos que garantam a integridade da organização.

O Programa foi elaborado em consonância com a legislação e servirá de base para a construção do Mapa de Riscos de Integridade – que apresentará as vulnerabilidades que possam favorecer ou facilitar a ocorrência de práticas ilícitas – e para o desenvolvimento do Plano de Integridade, que organizará as medidas de integridade a serem adotadas em um determinado período de tempo.

Para Marília Lemes, analista em geociências e atual chefe da Secretaria Geral do SGB, promover uma cultura de integridade no serviço público é requisito essencial para o aumento da confiança da sociedade no Estado e em suas instituições. “Manter um alto nível de integridade e desenvolver uma cultura organizacional baseada em elevados padrões de conduta constituem políticas públicas fundamentais, a serem constantemente promovidas e incentivadas pelos gestores públicos”, enfatizou.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br


  • Imprimir