Seca extrema: Em Boa Vista (RR), Rio Branco registra -30 cm

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Seca extrema: Em Boa Vista (RR), Rio Branco registra -30 cm

5º Boletim Hidrológico da bacia, divulgado nesta quinta-feira (28), apresenta níveis para a capital e as cidades de Caracaraí, Pacaraima, Normandia, Alto Alegre e Mucajaí

Capital registrou a cota de -38 cm nesta semana (Foto: Henrique Leite/SGB)
O Rio Branco, principal rio de Roraima, segue com níveis baixos para o período, e o cenário já indica que essa é a segunda maior vazante da história. As cotas mais baixas são observadas na capital, Boa Vista. O nível registrado nesta quinta-feira (28) foi de -30 cm, mas nesta semana a estação chegou a -38 cm – menor nível da vazante deste ano e a segunda mínima da série histórica (desde 1967), atrás do recorde de -58,5 cm, em 2016. Os dados fazem parte do 5º Boletim Hidrológico de Seca Extrema da Bacia do Rio Branco, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Desde o ano passado, tem chovido abaixo do normal na região, que já estava com níveis baixos. “Em janeiro e fevereiro deste ano, a precipitação acumulada na estação de Boa Vista (RR) ficou próxima do intervalo das mínimas. Já nas primeiras semanas de março, não foram registradas precipitações”, indica o boletim.

Diante deste cenário a situação se agravou na bacia, que já estava com níveis baixos. “Há previsões de chuva para a próxima semana, no entanto o volume esperado é pequeno. Com isso, não há expectativas de grandes subidas, mas os níveis podem se estabilizar”, explica a pesquisadora em geociências do SGB Jussara Cury.

Na estação de Caracaraí (RR), o nível observado foi de 31 cm; no município de Pacaraima (RR), a última cota registrada foi de 2,35 m; em Normandia (RR), o rio chegou a 3,89 m; em Alto Alegre (RR), o nível foi de 3,38 m, na estação de Maracá, e de 4,15 m, na Fazenda Cajupiranga. Já em Mucajaí, as cotas são de 1,48 m, na estação Fé e Esperança; e de 8,12 m na estação Mucajaí.

1º Alerta de Cheias do Amazonas
Na terça-feira (2), o SGB divulga o 1º Alerta de Cheias do Amazonas de 2024, com previsões para as cotas máximas que os rios Negro, Solimões e Amazonas devem alcançar neste ano, nos municípios de Manaus, Manacapuru, Itacoatiara e Parintins. O evento ocorre às 10h (horário local), na Superintendência Regional de Manaus (SUREG-MA), com transmissão pelo canal TV SGB, no YouTube.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir