Sexta-feira, 02 de março de 2018

Serviço Geológico do Brasil divulga previsão de aumento da inundação do rio Guaporé nas próximas horas

 Equipe de engenheiros da CPRM fazendo a medição diária do rio Madeira Nos próximos dias, a tendência é que o rio Guaporé, afluente do rio Madeira, continue subindo. O alerta do Serviço Geológico do Brasil foi publicado nesta terça-feira, dia 06/03, no Boletim Diário de Monitoramento da Bacia do Rio Madeira (SAH Madeira) sobre o aumento na elevação do rio, que já atingiu a cota de inundação na localidade de Príncipe da Beira, no dia 1º de março. Hoje está a 12,31m naquele ponto e vai continuar subindo, provavelmente atingindo a cota de 12,45m nas próximas 72h.

Ainda segundo o mais recente boletim de monitoramento e previsão de níveis na bacia do rio Madeira Em Porto Velho, o nível do rio Madeira provavelmente atingirá a cota de 15,95 m nas próximas 30h. Em Abunã, o nível do rio Madeira provavelmente atingirá a cota de 21,10m nas próximas 30h. Em Guajará-Mirim, o nível do rio Mamoré provavelmente atingirá a cota de 11,02 m nas próximas 48h.

Diante do aumento contínuo do nível do rio Madeira, a CPRM mobilizou suas equipes e está realizando desde segunda-feira, dia 26/02, medições diárias de vazão no distrito de Abunã e na cidade de Porto Velho, em Rondônia. A ação amplia a operação do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Madeira (SAH-Madeira), que já havia iniciado a emissão de boletins semanais no dia 08/01, com engenheiros de plantão acompanhando domingo-domingo a situação do rio e a emissão de boletins diários desde o dia 09/02. Portanto, os dados do SAH Madeira, operado pela CPRM com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA), registram a subida do rio desde o início de janeiro.

Os dados hidrológicos utilizados neste boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA) e demais parceiros.


Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) do Rio Madeira

Para ler a íntegra do último boletim, acesse

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400

  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2018. Todos os direitos reservados.