Serviço Geológico do Brasil participa de evento sobre o combate e prevenção à violência no trabalho

Terça-feira, 03 de outubro de 2023

Serviço Geológico do Brasil participa de evento sobre o combate e prevenção à violência no trabalho

Encontro teve a participação do secretário executivo-adjunto do MME, Fernando Munhoz

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) participou, na última sexta-feira (29), do Webinar "Por uma Cultura sem Assédios e Discriminações”, organizado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e o Comitê Permanente para Questões de Gênero, Raça e Diversidade do MME e Entidades Vinculadas (COGEMMEV). O evento abre a campanha “RESPEITO: Juntos por uma cultura sem assédios e discriminações” que será veiculada em outubro, mês marcado pela comemoração do Dia do Servidor Público. O chefe de Gabinete do SGB, Pablo Teles da Cruz, esteve presente junto aos demais empregados da empresa e dos componentes do Pró-Equidade de Gênero e Raça do SGB.

Com mais de 200 participantes, o encontro reuniu profissionais renomados para debater conceitos, políticas, ações de prevenção e enfrentamento aos assédios e discriminações nas instituições públicas. Foram desenvolvidos temas por meio das exposições do consultor Nilson Perissé, Mestre em Sistemas de Gestão e especialista em Gestão de Ouvidorias; de Roberta Gregoli, Consultora Internacional e especialista em Violência de Gênero; e do juiz Fábio Esteves, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, atualmente exercendo o cargo de juiz instrutor do Gabinete do ministro Edson Fachin, no Supremo Tribunal Federal (STF).

O evento teve o objetivo de oferecer um espaço de qualificação sobre a temática aos profissionais das entidades vinculadas ao MME. Os participantes trouxeram questionamentos e importantes contribuições, foram debatidas questões sobre a necessidade de transformação do ambiente de trabalho, mudança na cultura e desnaturalizar as situações de violência e retomada do combate às práticas de assédios e discriminações pelas instituições. O comprometimento da alta direção das entidades foi ponto importante, segundo os especialistas, para realmente as ações terem efeito, bem como o fortalecimento das diferentes áreas institucionais envolvidas na pauta.

“O evento foi super necessário e muito bem conduzido por todos que participaram. Respeito é tudo”, avaliou o chefe de Gabinete do SGB, Pablo Teles da Cruz.

O evento teve a abertura com a fala de Fernando Colli Munhoz, secretário executivo-adjunto do MME, demonstrando o apoio institucional aos trabalhos. Munhoz lembrou o aumento na conscientização sobre questões relacionadas ao assédio moral, sexual e as diversas formas de discriminação no ambiente de trabalho ocorrido nos últimos anos, mas reconheceu os avanços ainda a serem feitos para erradicar os comportamentos prejudiciais e criar ambientes de trabalho verdadeiramente inclusivos, seguros e respeitosos para todos. Wagner Alessander Ferreira, chefe da Assessoria Especial de Conformidade, Integridade e Controle Interno do MME encerrou informando sobre a ampla atuação do governo para a construção de uma política unificada contra violência no ambiente corporativo nas instituições públicas.

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do SGB integra o Comitê Permanente para Questões de Gênero, Raça e Diversidade do MME e Entidades Vinculadas (COGEMMEV) e está participando do Grupo de Trabalho (GT) para a elaboração de uma política de combate aos assédios moral, sexual e de discriminações no ambiente de trabalho considerando as especificidades das instituições do ministério. Também participam deste GT integrantes da Corregedoria, Comissão de Ética e Ouvidoria do SGB.

O evento está disponível no canal do MME no Youtube, acesse.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir