Simpósio reforça a importância da produção responsável e desafios da mineração de metais preciosos no Brasil

Sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Simpósio reforça a importância da produção responsável e desafios da mineração de metais preciosos no Brasil

Objetivo do Simpósio é debater boas práticas na pesquisa, produção, refino e comercialização do ouro
Com o objetivo de debater boas práticas na pesquisa, produção, refino e comercialização do ouro, representantes do Serviço Geológico do Brasil irão participar do ‘Simpósio do Ouro – Brasil 2022’ e Feira de Mineração da Amazônia, que será realizado de 23 a 25 de agosto, em Belém (PA). Organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM), o evento irá reunir especialistas e representantes das principais empresas que atuam no segmento de metais preciosos no País.

O diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM/SGB-CPRM), Marcio Remédio, participará da solenidade de abertura. Já no último dia, haverá palestras de dois pesquisadores do SGB-CPRM: Gilmar Rizzotto e Stella Bijos Guimarães, que irão apresentar, respectivamente, trabalhos sobre o ‘Depósito Aurífero de Juruena-Teles Pires (Alta Floresta)’ e o ‘Depósito Aurífero de Tapajós’.


Simpósio do Ouro Brasil 2022 e Feira de Mineração da Amazônia

Em sua apresentação, Rizzotto traça um panorama da Província Mineral Juruena - Teles Pires e aborda a produção histórica do ouro na Amazônia, produção de ouro dos garimpos, bem como características dos depósitos. Além disso, serão exibidos mapas dos depósitos de ouro da região, onde está registrada a ocorrência de 75% dos depósitos de ouro no Domínio Peixoto de Azevêdo, e outros garimpos distribuídos na porção norte de Mato Grosso.

Também, serão tratados os principais problemas e gargalos, visando apontar soluções que melhorem a competitividade e elevem o nível de investimento para que se aumentem as descobertas de novas jazidas e consequentemente, na abertura de novas minas.

Confira a programação aqui

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br

  • Imprimir