Unidades do Serviço Geológico do Brasil realizam atividades em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e Dia Mundial do Livro

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Unidades do Serviço Geológico do Brasil realizam atividades em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e Dia Mundial do Livro

Iniciativa visa disseminar conhecimento e cultura, além de estimular a leitura


Comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e ao Dia Mundial do Livro em Porto Velho. Foto: Divulgação SGB

Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) e o Dia Mundial do Livro (23 de abril), o Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio de suas unidades regionais, promove ações para disseminar informação e cultura. De 15 a 26 de abril, as unidades realizam atividades como rodas de conversa, doação de livros, ida às escolas locais, semana do “Pegue e leve”, entre outras. A iniciativa conta com a parceria da Rede Ametista e do comitê SGB Sustentável.

De acordo com Ana Peixoto, coordenadora do SGB Sustentável, a ideia de fazer circular conhecimento e cultura através da doação e troca de livros traz à tona a questão de reduzir o consumismo e o acúmulo das coisas, além de estimular a leitura e a solidariedade entre colaboradores do SGB.

Veja abaixo algumas atividades previstas nas unidades regionais do SGB:


Bibliotecária Maria Gasparina da SUREG-GO. Foto: Divulgação SGB

Na Superintendência de Goiânia (SUREG-GO), haverá ação de doação, de 15 a 30 de abril. Na semana de 22 a 26, é a vez do “Pegue e Leve”; no dia 24, haverá o “DIA D”, ação em que todos que não levaram suas doações ainda poderão fazê-lo, em um momento chamado “Pipoca Literária”. Após as doações recebidas, serão realizadas as trocas, inclusive com a oferta de pipoca, refrigerante e suco aos presentes.


Roda de conversa com as autoras Eva da Silva Alves e Célia Marques em Porto Velho. Foto: Divulgação SGB

Na Residência de Porto Velho (REPO), houve roda de conversa com a presença das autoras regionais Eva da Silva Alves e Célia Marques. Também estão sendo arrecadados livros no período de 22 a 26 de abril, além da semana do “Pegue e Leve”, com publicações doadas.

Já a Superintendência em Salvador (SUREG-SA) fez ação em bibliotecas, incluindo doação de livros. Outra atividade foi a semana do "Pegue e Leve" e visita de alunos da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A Residência de Fortaleza (REFO) recebeu doações de livros e também realizou a semana do “Pegue e Leve”, além de uma ação em biblioteca comunitária para contação de histórias do SGBEduca, com distribuição de brindes para as crianças das comunidades que estiveram presentes.
Cantinho Leitura SUREG-Belém


Cantinho da Leitura da SUREG-BE. Foto: Divulgação SGB

Na Superintendência de Belém (SUREG-BE), esta semana do “Pegue e Leve” terá o "Cantinho da Leitura", no qual os colaboradores que pegaram livros terão a oportunidade de compartilhar seus comentários e impressões iniciais sobre as obras escolhidas, acompanhados de um maravilhoso café com lanches.


Bate-papo com autor do livro

A Superintendência de Porto Alegre (SUREG-PA) promoverá seu 1º Café Literário, um bate-papo com o autor do livro “Anoitecer Carmim”, Vernon Bacelar, também colaborador do SGB, com sorteio de dois exemplares e coffee-break.

A Biblioteca Regional do Recife, da Superintendência de Recife (SUREG-RE), recebeu livros de literatura para adultos e crianças, além de lápis de cor que possam ser reutilizáveis. Com a iniciativa "Pegue e Leve Literário", a ideia foi estimular a circulação de conhecimento entre os colaboradores da unidade, além de fomentar a cultura e a interação entre os colaboradores. Os livros infantis e de literatura adulta, que não forem retirados, serão doados para a comunidade vizinha regional.

Rede Ametista

A Rede de Bibliotecas do Serviço Geológico do Brasil, conhecida como Rede Ametista, é formada por 14 bibliotecas especializadas em geociências. O nome surgiu em virtude de a ametista ser uma pedra preciosa e também o símbolo do anel de colação de grau dos bibliotecários, pois representa a sabedoria.

A Rede Ametista constitui um referencial de pesquisa para a comunidade geocientífica, expandindo o conhecimento gerado pela instituição e fortalecendo parcerias nacionais e internacionais.

As bibliotecas estão localizadas em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, duas no Rio de Janeiro , Salvador, São Paulo e Teresina.

Política de Sustentabilidade SGB

A Política de Sustentabilidade do SGB tem como objetivo estabelecer princípios e diretrizes institucionais para promover o desenvolvimento sustentável. Isso é realizado através da incorporação de critérios sociais, ambientais, econômicos e de governança nos processos de trabalho da empresa.

Essa iniciativa contribui significativamente para o aprimoramento da sustentabilidade dentro da Administração Pública Federal, além de alinhar os projetos da companhia aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A política também está em consonância com os princípios e práticas de governança ambiental, social e corporativa, conhecidos pela sigla ESG (Environmental, Social, and Governance).

Dentro dessa estrutura, o comitê SGB Sustentável é composto por um grupo de empregados nomeados, que atuam em conformidade com a Política de Sustentabilidade do SGB. O papel deste comitê é desenvolver e implementar estratégias que fomentem a sustentabilidade em todas as áreas de atuação da empresa, reforçando o compromisso do SGB com práticas responsáveis e eficientes.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br




  • Imprimir